Independentemente do tipo ou local onde ocorrem, esse tipo de problema pode limitar os movimentos do seu corpo, dificultando a execução de diversas funções diárias.
Felizmente, muitas lesões articulares são possíveis de se evitar, basta ficar atento a alguns sinais e dicas. O joelho, por exemplo, é uma das articulações que mais sofrem com o problema, seguidos dos ombros e da lombar.
O que pode causar o problema?
Praticar o exercício sem um profissional qualificado
Praticar exercício é fundamental, porém, é necessário o auxílio de um profissional.
Aquecer antes de começar qualquer atividade física é muito importante e evita lesões. Os joelhos são os que mais sofrem. Para evitar o problema, é necessário fortalecer os músculos do quadril, abdômen, lombar e pernas. Não se esqueça também de usar o tênis certo para cada tipo de exercício, pois o calçado é responsável por amortecer o impacto e suavizar a carga do joelho.
Idade avançada
As dores articulares são muito comuns em pessoas de idade mais avançada. A artrose ou osteoartrose ocorre frequentemente nos idosos e é caracterizada pelo colapso da cartilagem, deterioração dos tendões e ligamentos, além de alterações ósseas. Os ossos afetados podem até mesmo ficar maiores ou deformados.
Os sintomas são inchaço, ruído com o movimento articular, estalos, dor, rigidez e diminuição da função da articulação. Não há cura para esse problema, mas hoje é possível controlá-lo e ter uma boa qualidade de vida.
Excesso de peso ou salto alto
Tanto o peso em excesso quanto o salto alto podem sobrecarregar os joelhos, causando dores na lombar (a chamada lombalgia) e problemas de postura. Por isso, é importante ter plena consciência do seu corpo para respeitar seus limites e cuidar da saúde.
Na grande maioria dos casos, se tratadas logo no início, as lesões podem ser de fácil e rápida recuperação.