Conheça os alimentos que aumentam a inflamação do organismo

De uns tempos para cá, a relação entre o que comemos e a inflamação passou a ser mais conhecida. “A qualidade da dieta e até a quantidade de comida que a pessoa come influenciam no surgimento de inflamações no organismo”, aponta Márcio Mancini, endocrinologista membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia).

Mas afinal, o que é essa tal inflamação de que os profissionais de saúde estão sempre falando?

É um processo que normalmente serve como defesa do organismo a agentes considerados inimigos, mas que em excesso leva ao desenvolvimento de diversos problemas, principalmente metabólicos (como diabetes e doenças cardiovasculares).

A relação entre a inflamação e o prato ganhou tanta fama que existe até um cálculo para estabelecer o fator inflamatório de cada alimento, mas atenção: há ressalvas quanto ao uso deste método com o objetivo de prevenir doenças. “Precisamos de mais trabalhos para que se relacione esse índice com biomarcadores inflamatórios”, aponta Lara Natacci, da Câmara Técnica do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3).

Com isso em mente, apresentamos abaixo alguns alimentos que estão relacionados com o aumento de inflamações. Mas já adiantamos que não dá para apenas para riscá-los do seu dia a dia. “A ideia é que a dieta seja equilibrada e não apenas apontar um ingrediente como vilão”, desta Mancini.

“O problema é as pessoas comem tudo em excesso e têm comportamento sedentário, ou seja, uma junção de fatores negativos”, complementa.

Fonte:Uol

https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/07/para-uma-carne-mais-suculenta-deixe-se-descansar-antes-de-servir.htm

Tags :